Linux Expo Brasil 2000

Linux Expo Brasil 2000

VISITA LINUX EXPO BRASIL 2000
Anhembi – São Paulo/SP – 26/09/2000

O GULS estava na Linux Expo 2000 conferindo as palestras de Richard Stallman, o fundador da Free Software Fondation e do GNU (GNU’s not Unix). Além do Guru da galera do Código Aberto, o evento contou com Sandro Henrique (Conectiva), Dirk Hohndel (SuSE) e Jacques Le Marois (Mandrake).

Sandro Henrique – destacou a preocupação da Conectiva em popularizara utilização do Linux como Desktop, enfatizando o ganho na redução do TCO (Custo Total de Propriedade). Levantou também a necessidade da Certificação dos Profissionais de Linux.Dirk Hohndel – enfatizou a necessidade de uma padronização das distribuições e destacou as vantagens do software livre.

Jacques Le Marois – ateve-se a apresentar apenas as características
do Mandrake 7.0.

Richard Stallman – contou a história da FSF e do GNU, enfatizou que o Linux na verdade deveria ser conhecido como GNU/Linux, uma vez que a maior parte dos pacotes que compõe as distribuições Linux é GNU. Destacou a importância de manter o Software Livre para a melhoria da qualidade dos produtos e, conseqüentemente, da vida dos usuários. O ponto alto da apresentação foi quando ele “encarna” Saint iGNUcius, um guru-informático-espiritual que usa metáforas do quotidiano da informática para doutrinar seus fiéis… No final, Stallman deu uma palhinha da Free Software Song, mostrando a todos que como cantor, Stallman é um excelente programador !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.